"O que para uns é alimento, para outros será um veneno violento."(Lucrécio)

Assuntos pra pesquisar neste blog

QUEM SOU EU

terça-feira, 18 de maio de 2010

DOENÇA DE CROHN - ABC da Saúde

DOENÇA DE CROHN - ABC da Saúde


Acesse esse site " ABC da saúde" e leia. Essa matéria em especial achei muito interessante, principalmente por que causa da relação entre a Doença de Crohn e a intolerância ao leite..coisa que eu não sabia.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Médicos americanos garantem que alergias alimentares são superestimadas e dizem que só teste ... - O Globo

Médicos americanos garantem que alergias alimentares são superestimadas e dizem que só teste ... - O Globo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia da Prevenção da alergia

Dia 7/5 é Dia da Prevenção da alergia e estamos fazendo uma campanha para popularizar a alergia ao leite de vaca, pois 1 em cada 20 bebês têm alergia ao leite. Os sintomas podem ser vômitos, cólicas, diarréias, erupção cutânea, eczema, prisão de ventre, urticária (placas avermelhadas na pele), chiado no peito, coriza, coceira no nariz e olhos. Como esses sintomas são comuns há várias doenças, pode ser que o pediatra tenha dificuldade em fechar o diagnóstico rapidamente.

Quanto mais demora o diagnóstico, mais prejudicial é para a criança. A alergia ao leite de vaca pode levar a baixo ganho de peso, de altura e desnutrição, que por sua vez pode prejudicar o desenvolvimento neuromotor.

O tratamento existe e é baseado em dieta com exclusão total do leite de vaca e derivados. Como o leite que as mães ingerem passa pelo leite materno, a mãe deve continuar amamentando e fazer dieta sem leite de vaca e derivados. Porém, quando a mãe não tem mais leite materno e seu bebê já consome fórmulas à base de leite de vaca ou leite de vaca in natura, o bebê deve parar de consumir o leite e trocar por dietas especiais hipoalergênicas.

As dietas hipoalergênicas mais recomendadas são as extensamente hidrolisadas (eficazes em 90% dos bebês) e as de aminoácidos (eficazes em 100% dos casos). A soja ainda é muito utilizada, porém tem alto risco de falha e não tem sido recomendada pelas sociedades médicas para os bebês muito pequenos.

Uma confusão muito comum é achar que alergia ao leite e intolerância à lactose são a mesma coisas: mas não são, e o seu diagnóstico, tratamento e evolução são diferentes.

Acesse o site www.alergiaaoleitedevaca.com.br, que traz conteúdo sobre a alergia ao leite e também possibilita a troca de informações entre as mães!!

(Esse texto recebido foi enviado a mim por email pela autora Ana Flávia Lacchia - Ketchum Estratégia - Brasil / Ketchum Digital)