"O que para uns é alimento, para outros será um veneno violento."(Lucrécio)

Assuntos pra pesquisar neste blog

QUEM SOU EU

domingo, 15 de novembro de 2009

Intolerância a frutas pode causar hipoglicemia

da Folha Online

O organismo de algumas pessoas apresentam uma alergia pouco comum: aversão a frutas. A doença metabólica, chamada de intolerância à frutose ou fructosemia, pode se manifestar por herança genética ou na idade avançada.

Se não tratada, a fructosemia pode causar a hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) e distúrbios no fígado. No primeiro caso, transmite-se por meio dos genes e se manifesta quando o bebê abandona o leite materno e começa a ingerir frutas e verduras. No segundo, com o passar dos anos, ocorre o envelhecimento do intestino, que começa a perder as enzimas que convertem os açúcares em moléculas.

A frutose, açúcar presente em todas as frutas, encontra-se em maior quantidade na uva, no mel, na maçã e na pera. Mas também está presente em alguns legumes, como a beterraba e é bastante utilizada para adoçar produtos alimentícios e bebidas.

A quantidade de pessoas afetadas é bem menor das que sofrem de intolerância à lactose (substância encontrada em derivados do leite).

A frutose dentro do organismo tem a função de converter o açúcar em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas pelo corpo. A alergia a esta substância tem como consequência a mudança de velocidade do intestino delgado. Isso altera a enzima que digere os açúcares, que não consegue "quebrá-los" e transformá-los em moléculas.

Ao ser incapaz de absorver esses açúcares, as bactérias que se encontram no aparelho digestivo as fermentam e as transformam em gases, produzindo sintomas como, distensão abdominal (inchaço), flatulência, dispepsia (má digestão), irritabilidade, icterícia, vômitos e convulsões.

Diagnóstico
No momento em a pessoa sinta dores estomacais após o consumo de frutas ou produtos açucarados é importante que consulte um médico para checar se é portador da doença.

No diagnóstico, o médico pode realizar exames simples, como observar se o indivíduo tem icterícia (olhos e pele amareladas), se o fígado ou o baço apresentam um tamanho maior do que o normal, checar se os níveis de açúcar no sangue são baixos, ou exames completos, como testes de tolerância à frutose, exame de urina, estudo das enzimas ou biopsia do fígado. O médico também pode optar por retirar a frutose da dieta alimentar da pessoa por um período e depois incorporá-la novamente e observar o comportamento do paciente.

Tratamento
O único tratamento possível contra a intolerância é a retirada da frutose e da sacarose da alimentação. Para isso, a pessoa deve determinar quais alimentos contêm açúcar. Uma dica é ler as indicações nos rótulos e nas embalagens de comidas e bebidas.

Também é recomendável consultar um nutricionista para que oriente o indivíduo sobre qual a melhor dieta a ser seguida. Alguns medicamentos, como os antiflatulentos ou os que diminuem o ritmo de evacuação, podem aliviar os sintomas. Na maioria dos casos, a eliminação da frutose na dieta dá bons resultados.


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/equi20000629_3.shtml


obs: No meu caso a pior reação que eu sinto é a de intolerância a futas, a reação que eu tenho após a ingestão é terrível e debilitante.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sou a Vi. Sinto o mesmo...o meu sistema digestivo alterou muito após um tratamento hormonal que fiz há 2 anos.

Era vegetariana e hoje vejo que não o consigo ser, porque as crises são horríveis. Comer fruta, leite ou alguns hidratos de carbono para mim que provenham do trigo (pão e massas pr ex) revela-se um terror na digestão e o abdomen aumenta bastante e as dores também..

Posso só perguntar em que se baseia a sua alimentação agora?

Obrigada por partilhar estas informações.

Unknown disse...

Olá Vi. Eu tenho uma dieta baseada nas instruções do médico endócrino metabolista. Não como frutas (criei aversão natural a elas, só de sentir o cheiro "embrulha" o estômago), às vezes arrisco no suco de maracujá de polpa, q até hoje não me causou nada; tomo àgua basicamente. Não sei como seu organismo reage a refrigerantes, os refrigerantes diet são um problema disfarçado já q são adoçados com aspartame, que no meu caso, causa reações semelhantes ao açucar; isso sem levar em consideração que o aspartame é proibido em alguns países, por causa das suspeitas do que ele causa no organismo (o q não duvido já que me faz tão mal). Não tomo refrigerante a 10 anos, bebo basicamente água, chá e café. Não como massa, os pães são integrais sem açucar e sem gordura, biscoito só de agua e sal (sem açucar na formula!_é dificil mas existe), eu não como arroz, mas como feijão ( no meu caso o medico reduziu a 2 conchas pequenas de feijão, se eu fosse comer arroz seria 1 de arroz e 1 de feijão). No almoço e janta, normalmente como alguma carne, feijão, e salada (sem betarraba e sem nenhum tipo de batata, nem aipim e tento 'manerar' na cenoura. Todo o resto e folhas eu posso comer a vontade). Eu tinha o costume de fazer uma farofa bem torrada pra acompanhar, mas chegou uma época que exagerei e ela começou a me fazer mal pois deixava minha digestão parada, eu ficava cheia de gases, sonolenta, meio tonta, então eu mesma reduzi, hoje como pouca (2 colher de sopa rasas). Algumas coisas são conservadas em soro de leite, como alguns presuntos, ou salchicha, coisas assim me fazem mal e eu demorei a entender o por que.
E... ás vezes entre as refeições belisco umas nozes e/ ou amêndoas que ajudam a enganar a fome. Basicamente Vi, aprendi a comer pouco, mas me alimento bem, aprendi a ler a fórmula de tudo, seja produto light, diet, enlatados, com conservante, embalagem de biscoito, no meu caso como apenas alimentos diet adoçados com sucralose, ou ciclamato...sorbitol ( quem tem intolerância a frutose não pode) e aspartame de jeito nenhum. Mas a minha mãe que tb possui intolerâncias alimentares, por exemplo, não reage bem a sucralose que a enche de gases e causa diarréia.
Eu sou pequena, tenho 1,61 e pesada 54kg, no começo dessa mudança de dieta em 2 semanas cheguei a 47kg, 5 anos depois estou com 49kg. Me acostumei com a alimentação; no meu caso eu tenho que cuidar constantemente de uma anemia por falta ácido fólico, que é normal em quem tem intolerâncias assim, no meu caso o medico me passou polivitamínico e suplementação de ácido fólico.
Eu aconselho a você procurar um médico que conheça bem o assunto e te ajude na alimentação sem isso, eu não conseguiria nunca viver bem como eu vivo, e sugiro que vc aprenda cada vez mais a observar ‘ler’ o que seu corpo diz pra você, fora isso...leia a embalagem de tudo, isso vai salvar sua pele. rs. Bjs, e obrigada.

Unknown disse...

ah! Vi, stevia tb é um excelente adoçante que utilizo.
E procure um médico e se puder, dê o retorno! sua historia pode ajudar outras pessoas tb.
bj ;)

Anônimo disse...

Michella muito obrigada pela sua resposta, realmente trocar conhecimentos com pessoas que já passam à mais tempo por estas complicações ajuda bastante.

:D

Vou continuar atenta ao seu blog e continue com o bom trabalho e claro muita saúde também :)